The Project
Tema 1-O Choro Reparador

"Chorar proporciona alívio, diminui a pressão e nos possibilita                começar a lidar com as nossas emoções" (Rosana de Rosa)

Resumo

O primeiro tema do Programa Ato de Amor é o "Choro Reparador". O objetivo do tema é que a pessoa em luto possa chorar o que não foi chorado. É a fase em que colocamos para fora os sentimentos que estão dentro de nós, uma fase de olhar interno. É onde podemos externar os sentimentos que apertam o nosso peito. Na fase do luto precisamos praticar tanto o choro de lágrimas para aliviar a alma, aquele choro compulsivo, de soluçar, quanto o choro de palavras, onde contamos tudo aquilo que estamos sentindo. É deixar as emoções virem a tona. Quando passamos pela partida do ente querido, muitas vezes não temos com quem conversar, desabafar, pensamos que as pessoas cansam de nos ouvir. Muitas pessoas reclamam que seus familiares dizem que já passou muito tempo, que deveriam ter superado, que já choraram demais, e as pessoas acabam guardando, e o peito vai ficando cheio da dor, e as pessoas não colocam para fora. Explicamos que é importante buscarmos amigos e familiares, que possam nos escutar e chorar junto com a gente. Quando as pessoas choram com a gente, elas dividem a nossa dor, e conseguimos diluir essa dor que nos aperta o peito. Os grupos de acolhimento possibilitam que as pessoas coloquem para fora esses sentimentos, pois nos grupos não há críticas, não há julgamento, não há expectativas de se sentirem melhor, e muito menos de superar nada. Mostramos que o choro alivia a alma, e naturaliza o que há dentro de nós. Se permita chorar. O choro liberta e libera. Nessa fase não se preocupe em entender nada, apenas chore... chore o choro que travou durante tanto tempo. Vamos aqui deixar a dor fluir. O choro vai humanizar e validar a nossa experiência, podendo assim pacificar o nosso coração.

#1 Apresentação do tema

O choro de lágrimas, ou o choro de palavras vão humanizar e validar a nossa dor, podendo assim trazer alívio e pacificar o nosso coração. Dividirmos com o outro o que sentimos, cura a nossa alma. Durante o estudo desse tema, você poderá vivenciar ou não o Choro Reparador, ele poderá ser intenso ou muito breve, pode despertar algo importante ou ser irrelevante o choro, pode ter medo de chorar, até pela intolerância que você acha que o outro possa sentir.  O Choro Reparador vai possibilitar que seu peito abra e que essa dor que te trava possa ser amenizada através do choro. No luto podemos guardar os sentimentos ou liberá-los. Quando liberamos as emoções sentidas, organizamos com clareza a mente O choro vem como uma libertação. Este tema traz esta ferramenta do Choro Reparador e sendo assim, recorra sempre que necessário. 

#2 Exercício
Ajudando o emblema Mão

De que forma é possível exercitar o choro? Escute o áudio com as reflexões da Rosana de Rosa sobre o Choro Reparador e descubra através desta prática a externar suas emoções, sem que elas fiquem represadas dentro do peito. Deixe que todas as emoções venham a tona para que através de um choro que você se sente à vontade, deixa vir, abrir o coração, se deixa tocar pelas dores que estamos sentindo  para esvaziar. Existem muitas formas de realizar esse choro e nesse exercício a sugestão é que você ligue para 2 amigos que você confia e conte detalhes sobre a sua convivência com seu ente querido. Desabafe o que está sentindo, chore se sentir vontade e permita que ele te acolha. Como você se sentiu?

Caixinha Ex Choro Reparador.jpg
#3 Meditação

Sinta o poder maravilhoso que a meditação guiada por Rosana de Rosa lhe possibilita. Reserve um espaço tranquilo, silencioso, feche seus olhos e entre em contato com seus sentimentos através do áudio. 

#4 Estudo

A possibilidade de aprender desperta uma nova visão sobre o luto. Não se preocupe com o externo, a vida está lhe convidando para um olhar interno. Chorar faz parte dessas transições ou adaptações dos desafios que a vida nos convida. Temos o direito de sentir o que a nossa alma clama. Então posso chorar, posso liberar aquilo que antes, estava guardado e assim aliviar toda a tensão que existia. É um choro que restaura, acalenta, sereniza. Você pode se conectar com você através do choro, apenas chore as lágrimas que você travou. Chore pelas lembranças, chore pela saudade, para que as emoções paralisadas no seu peito movimentem-se

#5 Fechamento do tema

Este tema abordou a ferramenta do Choro como Reparador, o choro das lágrimas, o choro de falar aquilo que estamos sentindo, e esperamos que se sinta mais fortalecido, confortável em ser quem você é, e entenda que você tem competência para lidar com a dor.  A partir de agora, sempre que sentir vontade, chore. Deixe a emoção tomar conta até a exaustão, se assim for preciso. Deixe transbordar as lágrimas, é o seu direito de chorar. O choro representa essa água que flui e derrama no oceano, rumo a harmonia, à serenidade.

#6 Conversando com Rosana de Rosa

Uma maravilhosa conversa lhe espera no Conversando com Rosana de Rosa. Após as reflexões e o exercício, descanse seu coração e receba este colo amoroso. Este bate-papo especial desenvolvido pelo Programa Ato de Amor é para que aos poucos você desenvolva a capacidade de autoconhecimento e assim, valide a dor que o luto lhe trouxe. 

#7 Poema e orações

Um lindo poema escrito pela autora Beve proporcionará uma reflexão envolta em ternura. Além dos poemas, aqui no site você encontra orações para embalar seus dias e aliviar sua alma.

icons8-pena-com-tinta-50 (1).png
icons8-prayer-50 (2).png

O Projeto Acolher Perdas e Luto oferece grupos de acolhimento para quem vivencia o luto. Durante o período de 12 semanas os temas do Programa Ato de Amor são conversados e os membros recebem este suporte emocional. Convidamos você a participar deste estudo maravilhoso.  

Ajudando o emblema Mão
Depoimentos

Aprendizado e evolução 

"Diálogo enriquecedor, por ser uma troca de conhecimentos e experiências vividas por cada um de nós. Aprendemos a cada dia e evoluímos sempre quando estamos abertos ao desenvolvimento espiritual. Muita gratidão a todos vocês."